Direito de maneira geral, significa o que é mais adequado para o indivíduo que, vivendo em sociedade, compreende o interesse da coletividade. O Direito, na sua essência é um conceito em constante mudança, pois necessita de ajuste e adequação constantemente.
É o sistema de regras e princípios criado e imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais de cada lugar em específico, sendo moldado e modificado de acordo com o ambiente e com o passar do tempo.
Um bom motivo para se graduar em Direito é o de permitir conhecer a lei e o que pode e não pode ser feito, enquanto cidadãos, consumidores, trabalhadores, contratantes, companheiros e todos os outros papéis que assumimos ao longo da vida.
Outro motivo é o de reivindicar e defender os direitos das pessoas, trazendo satisfação pelo fato de cumprir o que a lei determina, a favor de alguém que tem efetivamente razão no conflito.
A graduação em direito oferece diversas oportunidades de atuação profissional e que são promissoras. É possível escolher uma área que melhor agrada, como a advocacia, a magistratura, a promotoria, a procuradoria, o Estado, a defensoria, a polícia, etc.
Dentro de cada área dessas carreiras você ainda pode se especializar em matérias civis, criminais, trabalhistas, tributárias, administrativas, empresariais, da criança e adolescente entre outros.
Tem ainda uma grande variedade de cargos e vagas em concursos públicos, gerando uma estabilidade para o profissional. A graduação em Direito proporciona uma formação pessoal sólida e um conhecimento amplo para a vida.
As disciplinas mais comuns na grade curricular básica do curso de direito são: ciência política, introdução ao direito, português jurídico, direito romano, direito civil, direito constitucional, direito internacional público, ética do profissional jurídico.
O curso tem como principal objeto de estudo a Constituição Federal, onde a maior parte da grade curricular é voltada a entender as leis, como interpretá-las e aplicá-las em situações reais.
Um dos objetivos do curso é fazer com que o estudante compreenda os fenômenos jurídicos e utilize o Direito como instrumento para manter a sociedade organizada, entendendo a realidade da sociedade atual e, como as leis interfere no dia a dia das pessoas.
O mercado de trabalho para o profissional na área de Direito é forte, tanto em órgãos públicos como na iniciativa privada. O profissional que está entrando no mercado pode optar por seguir carreira jurídica ou atuar na advocacia.
A carreira jurídica é feita através de um concurso onde o mercado é concorridíssimo, exigindo do profissional uma boa dose de estudo e investimento.
Os principais cargos do serviço público são: Juiz de Direito que toma as decisões, julga e sentencia casos, Procurador da República que promove ações penais, instaura inquéritos e ações públicas. Defensor Público que ajuda quem não tem condições financeiras de contratar um advogado e o Delegado.
Além disso existe a possibilidade em atuar na área de ensino, como professor. Existem milhares de faculdades e cursinhos voltados a concursos públicos que buscam profissionais com bons conhecimentos na área.
O Curso de Direito do UNIDEP visa os valores e princípios coletivos da sociedade contemporânea. Sua estrutura curricular é articulada em três etapas de formação: fundamental, profissional e prática.
Na fundamental os conhecimentos integram outros campos do conhecimento. Na profissional o aluno é direcionado nos diversos ramos da ciência jurídica e na prática ele integra a teoria na atuação prática nas mais diversas carreiras jurídicas.
É um curso de graduação estimulante e gratificante, com atividades teóricas e práticas planejadas cautelosamente para a o aprendizados das habilidades necessárias a formação do profissional bacharel em Direito.
Qualidades como bom senso, gentileza e boas maneiras, são essenciais a todo profissional bacharel em Direito, que deseja se relacionar com pessoas e novos clientes. Ele deve ser capaz de fazer análises globais das questões.
Uma das principais características do profissional de bacharel em direito é a leitura, onde se encontra toda a base do curso. É ele que vai te dar a segurança e sabedoria para repassar as informações aprendidas.
Outro ponto importante é ser uma pessoas comunicativa. Pelo fato de se expressarem bem, acabam prendendo a atenção de seus ouvintes e interagindo de uma maneira adequada.
Assim como diversas profissões, o direito também exige habilidades para se trabalhar em equipe. Para atuar em um determinado caso, é necessário que o profissional cumpra diversas etapas, coletando documentos, solicitando laudos, indo em busca de fatos, provas etc.
Dessa maneira o bacharel em direito terá que falar com pessoas, interagir com o cliente, trocar ideias com outros profissionais. É preciso que o profissional tenha uma excelente argumentação, pois para saber se defender o advogado tem que saber argumentar.
Na maioria dos casos, o advogado estará defendendo ou acusando alguém e, para isso, terá que ter uma excelente capacidade de argumentação. Caso contrário, não conseguirá convencer a plateia do seu propósito e assim não conseguirá o atingir seu objetivo.
O profissional do Direito precisa ter um domínio científico, técnico e profissional da área específica em que se especializou, no qual se deve conhecer, compreender e assimilar de forma dinâmica e sistemática no mundo globalizado no qual está inserido.
Por outro lado, ainda há empresas que buscam no bacharel em Direito criatividade, curiosidade e imaginação, com opinião própria e visão ampla do mundo, especialmente, relacionada ao conhecimento das necessidades do mercado, do papel e à importância de sua organização.
Dessa maneira o profissional do Direito, como advogado poderá trabalhar em assessorias ou consultorias jurídicas de órgãos do governo ou de organizações não-governamentais, com destaque para empresas privadas ou tornar-se um profissional autônomo.
Além de advogado ele pode ainda atuar como delegado de polícia, juiz de direito, procurador da República, dos Estados e dos Municípios, promotor público, assistente jurídico ou ainda seguir na carreira acadêmica, como professor universitário e escritor.
*Desconto de Pontualidade (pagando até o dia 10 de cada mês), não acumulativo com os demais descontos. Para saber mais sobre outros descontos ou bolsas, acesse os editais vigentes.