
.png)

Coordenação
Italo Rhaniery Meireles Araújo
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.
O Currículo do Curso de Medicina da Afya Paraíba está em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Medicina do Brasil (2014) e com as recomendações internacionais, baseado na realidade de saúde da população e orientado para a comunidade. Tem como objetivo “formar profissionais éticos e generalistas, com visão humanística, crítica e reflexiva, aptos para o exercício da medicina na Rede de Atenção à Saúde; e atuar nas áreas de Atenção à Saúde, Gestão em Saúde e Educação em Saúde; bem como preparar para a participação no desenvolvimento social, além de estimular o desenvolvimento da responsabilidade social, espírito científico do pensamento reflexivo e da criação cultural.”
O modelo pedagógico está em consonância com as mais modernas tendências em Educação Médica Internacional, baseado na aprendizagem de adultos, crítico-reflexiva e centrada no estudante, que é o sujeito ativo da aprendizagem, tendo o professor como mediador do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, onde a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno.
PERFIL PROFISSIONAL
Cumpre ao curso de medicina da Afya Paraíba, preparar o seu egresso para compreender a si mesmo e o outro, mediante um melhor conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens e entre estes e o meio socioambiental, sobretudo, por entender que é a partir do respeito às diferenças individuais, do exercício permanente de resistir às intolerâncias étnicas, religiosas, sexuais, políticas, da reflexão acerca das desigualdades sociais e da participação na organização de um modo de vida justo socialmente se construirá uma sociedade plural, mas plenamente democrática e fraterna.
As políticas e as ações com relação aos egressos se vinculam à ideia de uma avaliação continuada das condições de oferta do curso, visando à formação de profissionais capazes de se integrarem ao mercado de trabalho. Também se busca a verificação e o acompanhamento do egresso em relação a sua atuação profissional.
As diretrizes básicas da política de acompanhamento do egresso na Afya Paraíba são:
- Formação profissional: promover a formação para que os egressos se apresentem com clareza e sejam capazes de organizar ideias, estabelecer relações, interpretar dados e fatos e elaborar hipóteses;
- Profissionais proativos: trabalhar para que os egressos sejam solucionadores de problemas na sua área de formação, propondo alternativas de solução para os desafios que lhes forem apresentados;
- Flexibilidade e adaptabilidade: cuidando para que os egressos tenham condições de adaptar-se cotidianamente às mudanças globais, sobretudo, tecnológicas e relativas a atuação específica, demonstrando, também adaptabilidade;
- Ética e responsabilidade social: exercer atividades e funções com ética e profissionalismo, respeitando as leis e as normas de conduta relativas à sua profissão;
- Empreendedorismo: desenvolver o espírito empreendedor e a capacidade de colaborar para a dinamização do setor econômico no qual estará inserido;
- Consciência ambiental: ampliar o senso ecológico e o respeito ao meio ambiente;
- Integração e acompanhamento: promover encontros e eventos de egressos, mantendo contato com o mercado de trabalho a fim de promover sua aproximação com a Instituição.
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR
A formação médica concebida pelo Curso de Medicina da Afya Paraíba pressupõe a educação como um processo que prepara o indivíduo para compreender os impactos das novas tecnologias na cultura e intervir na realidade; entende a sociedade como um processo completo e inacabado onde valores e paradigmas são permanentemente questionados e substituídos; e concebe sua proposta pedagógica voltada para a formação profissional capaz de criar ou de redescobrir caminhos em reposta a demandas colocadas em seu campo de atuação pela sociedade globalizada.
Neste contexto, cumpre ao curso preparar o seu egresso para compreender a si mesmo e o outro, mediante um melhor conhecimento do mundo e das relações que se estabelecem entre os homens e entre estes e o meio socioambiental, sobretudo, por entender que é a partir do respeito às diferenças individuais, do exercício permanente de resistir às intolerâncias étnicas, religiosas, sexuais, políticas, da reflexão acerca das desigualdades sociais e da participação na organização de um modo de vida justo socialmente se construirá uma sociedade plural, mas plenamente democrática e fraterna.
A sua proposta pedagógica se apoia em relações democráticas que impulsionam a participação na tomada de decisões, no trabalho cooperativo e emancipador das partes comprometidas e interessadas em suplantar o estádio da mera informação pelo da construção do conhecimento, no desenvolvimento do espírito de solidariedade e no despertar do espírito crítico e ético como forma de superação das aparentes contradições do corpo social.
O curso utiliza estratégias ancoradas em métodos ativos de ensino-aprendizagem, preferencialmente em pequenos grupos, nos quais a motivação, a problematização, a interdisciplinaridade e a vivência prática no sistema de saúde permitem uma individualização da experiência educacional do aluno. Essas estratégias aplicadas no curso promovem o aprender a aprender, no qual se desenvolve a autonomia do aprendizado e o raciocínio crítico-reflexivo, e parte-se do conhecimento prévio sobre o tema em busca da solução dos problemas e situações de saúde que enfrentará no dia a dia da futura profissão. Além disso, incentiva o desenvolvimento das habilidades de metacognição e o aprender fazendo e pensando, com ênfase nas atividades práticas de campo e sua permanente reflexão.
Nessa perspectiva, inicia seus estudantes desde o primeiro período do curso em diversos cenários de prática no Sistema Único de Saúde (SUS) e nas atividades da pesquisa científica, oportunizando-lhes experimentações básicas e aplicadas que permitam uma maior compreensão do processo saúde-doença e o ambiente. Incentiva as relações dialógicas e comunicativas entre professor/aluno de modo a possibilitar um processo de decisão/execução/avaliação participativo e cooperativo, numa perspectiva de construção coletiva por meio de metodologia de ensino independente, utilizando-se progressivamente da problematização. Investe, finalmente, no comprometimento com a prestação de serviços à população e a garantia da formação profissionalizante em níveis de excelência passíveis de possibilitar a inserção de seus egressos, de forma comprometida e crítica, no mercado de trabalho.
Matriz curricular 2024
INTERNATO
O curso de Medicina da Afya Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba oferece na matriz curricular, o Estágio Curricular Obrigatório nos últimos quatro semestres (9º ao 12º período), sob a forma de estágio integrado, em três módulos, a saber: Estágio em Emergências Médicas, Estágio em Atenção Primária em Saúde e Estágio em Atenção Ambulatorial e Hospitalar, no qual ocorrem rodízio nas áreas de Clínica Médica, Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Saúde Mental/Psiquiatria, Saúde Coletiva e Pediatria. Da forma como estão organizados os quatro semestres de Estágio Curricular Obrigatório, o curso de Medicina da Afya Paraíba visa ampliar e consolidar os conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis à qualificação do perfil do médico que pretende formar.
As atividades de Estágio Curricular Obrigatório se realizam na forma de rodízio, ordenado de acordo com a realidade local e coerente com o perfil do egresso. A carga horária total do Estágio Obrigatório é de 3.100 horas práticas (treinamento em serviço de saúde sob supervisão) e teóricas. Os estágios de desenvolvimento de habilidades práticas são realizados nos 82 serviços de saúde conveniados pela Rede Escola das Secretarias de Estado da Saúde e dos municípios de João Pessoa e Cabedelo, que compõem os distritos sanitários da região metropolitana.
Quais são os descontos oferecidos pela UNIMA?
Os descontos oferecidos pela UNIMA estão previstos nos editais vigentes em cada semestre e são aplicados de acordo com a forma de ingresso do estudante:
1) Para os ingressantes através de Vestibular Online, ENEM e Reabertura será concedido um desconto de 30% (trinta por cento) sobre o valor total da mensalidade, válido durante todo o curso.
2) Para os ingressantes através de Transferência Externa, Portador de Diploma e graduação simultânea serão concedidos os seguintes descontos:
- 50% (cinquenta por cento) de desconto no valor total da mensalidade durante o primeiro semestre do curso.
- A partir do segundo semestre até o final do curso, 30% (trinta por cento) de desconto sobre o valor total da mensalidade.
Coordenação
Italo Rhaniery Meireles Araújo
What’s a Rich Text element?
The rich text element allows you to create and format headings, paragraphs, blockquotes, images, and video all in one place instead of having to add and format them individually. Just double-click and easily create content.
Static and dynamic content editing
A rich text element can be used with static or dynamic content. For static content, just drop it into any page and begin editing. For dynamic content, add a rich text field to any collection and then connect a rich text element to that field in the settings panel. Voila!
How to customize formatting for each rich text
Headings, paragraphs, blockquotes, figures, images, and figure captions can all be styled after a class is added to the rich text element using the "When inside of" nested selector system.