Blog

Graduação e cursos

Como se dar bem no primeiro semestre da graduação

Nós escrevemos este artigo para ajudá-lo a conquistar os seus objetivos desde o primeiro semestre da sua graduação. Boa leitura!

5

minutos de leitura

2/2/2022

A vida é um ciclo de incessantes recomeços. Mas, embora já tenhamos vivenciado vários deles em nossas jornadas até aqui, cada um parece único e completamente novo. E que bom que é assim! Sentir que o início da sua graduação é um momento a ser celebrado e tratado com respeito é o ponta pé necessário para que esta seja também uma etapa bem-sucedida.

Para ajudá-lo a conquistar os seus objetivos desde o primeiro semestre, nós escrevemos este artigo. Boa leitura!

Pule de cabeça

Você provavelmente escutará de muitas pessoas que durante o primeiro semestre o melhor a se fazer é concentrar-se nas aulas para conhecer o ritmo do curso antes de envolver-se em atividades extracurriculares. O ideal, porém, é fazer exatamente o contrário.

A maioria dos calouros ainda não têm compromissos, como estágios e/ou empregos, aos quais precisam se dedicar diariamente. Se este é o seu caso, então, aproveite o primeiro semestre da graduação para pular de cabeça em projetos de extensão; explorar livros e artigos disponíveis na biblioteca; e participar de oficinas oferecidas fora do horário de aula.

Na prática, as matérias do início do curso são mais introdutórias e requerem menos esforço do que as dos semestres seguintes. Além disso, quando se está acostumado a lidar com mais de dez disciplinas na escola, a grade curricular universitária não é nenhum monstro de sete cabeças.

Por fim, oferecer-se como voluntário nos laboratórios da faculdade também é uma excelente opção a ser considerada logo no início. Junto às conexões que poderão ser criadas com pessoas que conhecem a área, você adquirirá a experiência necessária para conseguir o seu primeiro estágio no semestre seguinte. Um currículo com trabalhos não remunerados destaca-se aos olhos dos recrutadores, pois demonstram interesse, disponibilidade e resiliência.

Deixe a vergonha em casa

Quando entra em uma sala de aula, você procura logo a última fileira de carteiras e senta-se preocupado em não chamar atenção? Embora seja natural, este comportamento não trará nenhum benefício à sua vivência acadêmica ou profissional.

A insegurança em participar das aulas não cabe só a você. Na verdade, ela é fruto de uma cultura social bastante competitiva, com a qual nos acostumamos à ideia de que existem pessoas infalíveis. No entanto, tal ideia não passa de mera ilusão.

Em sua graduação e até no mercado de trabalho posteriormente, você aprenderá muito mais a partir dos seus erros do que de seus acertos. Além disso, hoje mais do que nunca, empresas e marcas estão em busca de inovadores, pessoas que pensam fora da caixa e que se arriscam. Para ser capaz de fazer isso, contudo, é preciso encarar a possibilidade do erro e ir fundo.

Assim, não deixe de sentar bem à frente do quadro e de erguer as mãos para uma pergunta sempre que o momento for pertinente. Ou seja, sem interromper o professor e/ou seus colegas de turma. Muitas vezes, outros também têm a mesma dúvida, só não partilham da sua coragem para assumir que não sabe e, dessa forma, aprender.

Atender a eventos da faculdade, criar grupos de estudo, adicionar seus colegas nas redes sociais e até o simples ato de cumprimentá-los quando de passagem pelo campus são boas maneiras de deixar uma marca positiva na memória das pessoas. O que, no futuro, pode significar uma recomendação a uma vaga que você deseja muito, um sócio para o seu escritório, etc.

Leia também:

Coloque seus estudos em primeiro lugar

Estabelecer uma rotina em cujo centro está o seu desempenho acadêmico fará com que o primeiro semestre da sua graduação seja mais proveitoso e, de certo modo, até mais fácil. Isso porque lidar com as novidades deste novo momento de vida, muitas vezes, é a parte mais desafiadora. Logo, uma vez que suas atividades estiverem em ordem para que seu tempo de estudo seja sempre preferido a outros compromissos, você não se sentirá tão ansioso e sobrecarregado.

No entanto, nós sabemos que ingressar em uma faculdade não envolverá somente a sua vida profissional. Reservar um tempo para sair com os colegas de curso e para frequentar festas universitárias, por exemplo, também é muito importante. Inclusive, para você conseguir tirar o máximo desta experiência, seu autocuidado social precisa estar em dia. Portanto, organize a sua agenda sempre buscando o equilíbrio e mantendo os cadernos como prioridade.

Veja também:

Entregue trabalhos bem feitos

Sessenta, definitivamente, não é 100. Via de regra, é mais comum ouvirmos estudantes da área de Exatas dizerem que alcançar os 60 pontos necessários para não repetir em uma matéria é tão bom quanto fechar o semestre com 100. Mas a verdade é que todo mundo passa por essa tentação durante a graduação.

Após alguns semestres, estágios e empregos podem acabar desbancando os estudos na lista de prioridades dos alunos. Neste contexto, alcançar a média para passar em uma ou mais disciplinas torna-se a única meta, sendo muitas vezes compreensível, visto que experiências práticas às vezes superam conhecimentos teóricos. Entretanto, se você acha que isto vale a calouros como vale aos veteranos de curso, pode tirar o seu cavalinho da chuva.

No primeiro semestre, você deve se empenhar ao máximo para conseguir boas notas e elevar sua média estudantil, com todo o gás de quem acabou de começar. Um bom resultado acadêmico pode fazer total diferença na hora de conseguir uma bolsa de estudos a fim de realizar uma pós-graduação ou um mestrado no exterior, por exemplo.

Além disso, trabalhos bem feitos podem chamar a atenção de professores que, mais tarde, se lembrarão de você quando receberem pedidos de indicação. Outros docentes também serão capazes de enxergar nas suas ideias oportunidades de participação em prêmios e/ou congressos, entre outros eventos da área.

Começando com o pé direito

Todo mundo já ouviu alguma expressão sobre primeiros passos ou sobre primeiras impressões. Bom, na prática, algumas coisas podem ser vistas dessa forma, sim. Inclusive, quando estamos falando sobre o início de uma graduação.

Portanto, não deixe para alavancar a sua carreira quando já estiver quase com as mãos no diploma. Pois, a cada escolha, novos caminhos se abrirão diante você, com novas oportunidades que definirão os rumos da sua história.

E, falando em boas escolhas, aqui vai uma lista das faculdades e dos centros universitários que você precisa conhecer antes de decidir onde vai estudar em 2023. Acesse nossas unidades para mais informações!

Em breve você receberá uma confirmação da assinatura da nossa newsletter por e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Sem spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.

Leia mais